domingo, 31 de maio de 2009

LP - Baile da Pesada - Big Boy & Ademir










"Hello crazy people!" talvez seja o bordão das rádios brasileiras mais famoso que se tenha notícia, ainda hoje, quem ouvir ou ler, seja novo ou velho, vai remeter a esta figura ímpar chamada Big Boy. Nos anos 70 o cara inovou com seu jeito irreverente, apresentando uma programação musical jovem e internacional. Dono de uma coleção com mais de 20 mil discos importados e raros de rock/pop/r&b/funk, ele era um dos poucos antenados com o que rolava lá fora, além de reverenciar os Beatles. Sua programação musical lhe rendeu fama, fazendo bailes antológicos na zona norte do Rio, o precursor dos bailes funk, o "Baile da Pesada". Ele atuava também como programador, colunista em diversos jornais, revistas e tv. Como produtor de discos, criou álbuns como este, onde entre uma música e outra entrava a sua 'loucução', juntamente com Ademir, outro precursor dos DJs, que nos bailes levantava a plateia com seus passos de dança, eles arrebentavam em bailes históricos.

O disco é uma coletânea das músicas que eles apresentavam nos bailes, bem balançado, feito para encher as pistas de dança das festas, portanto era só ir ao baile aprender os passos de dança do Ademir, depois colocar o disco em casa ou nas festas e se esbaldar. O set list do disco é composto de artista geralmente desconhecidos, uma tônica dos programas dele, que queria sempre mostrar as novidades lá de fora, THE METERS, MOD SINGERS & MOD LADS, THE HAPPENINGS, THE KINGSMEN, CANADA GOOSE, que continuam desconhecidos até hoje, à exceção é KOOL & THE GANG que pelo menos não sucumbiu na história, a curiosidade é a música "I'll keep it with me" de Bob Dylan por um tal de Great Jones, da pra imaginar Bob Dylan num baile funk? só podia sair da cabeça do Crazy People Big Boy.

Ano de lançamento: 1972
Ano de aquisição: ?


Nota: Não tenho a menor lembrança de como este disco parou lá em casa, mas me lembro muito bem, ainda moleque, quando ia passar as férias no Rio de Janeiro e ficava a noite com um radinho de cabeceira totalmente ligado na Rádio Mundial AM que além de ter uma programação notável, transmitia o programa de Big Boy, lembro do agito que era os dias que antecediam os bailes liderados por Big Boy e Ademir, nunca cheguei a ir a um deles, era muito pequeno, não podia entrar e nem tinha quem me levasse, uma grande frustação.

Hoje, acho que a rádio AM teve um papel fundamental na concepção do meu gosto musical, aquelas noites de tão encantadoras se tornaram inesquecíveis, os sonhos surgidos com o desabrochar da juventude eram embalados por músicas que marcaram uma época e tornavam estes sonhos muito mais belos.

Programas como "Sua paz mundial", onde o próprio título já exprimia a sua qualidade, o "Hello crazy people" do Big Boy, isto no Rio de Janeiro e os da Rádio Tamandaré aqui no Recife, monstravam o quanto a música era infinita e o quanto ela podia tocar corações e emocionar as pessoas.

O rádio teve um papel e um poder fundamental na desenvolvimento social de um povo, é certo que de uns tempos para cá, este poder foi migrado para a TV, que hoje ocupa um espaço muito maior na população, pena que não com a mesma qualidade.

2 comentários:

  1. Eu ainda peguei parte desta festa e adorava ouvir o Big Boy, quem dera hoje houvesse pelo menos um DJ que fosse a metade do que ele foi.
    Ele tinha visão e era estudioso da música mundial, por isso sempre chegava na frente.

    ResponderExcluir
  2. ESSES SIM ERAM OS VERDADEIROS MAESTROS SEM BATUTA, SÓ COM SUAS PICK-UPS.SÓ NO PHONO 1 E PHONO 2.SEM PRE ESCUTA, SEM FELTRO, ETC..

    Eles marcaram muito a minha vida de radialista quando trabalhei com operador de som.
    Claudio Araujo
    Belém-PA

    ResponderExcluir