quinta-feira, 4 de junho de 2009

LP - Energized - Foghat


Foghat é mais uma grande banda de rock britânica que teve o auge de seu sucesso na segunda metade da década de 1970, mas não conseguiu sobreviver ao tempo, se os seus discos da fase inicial são verdadeiros clássicos do rock, a partir dos anos 80, a banda tomou outros rumos e não conseguiu manter a mesma qualidade. Seu estilo pode ser descrito como blues-rock, dominados por guitarras e guitarras slide.

Na época, eles não tiveram muito espaço na Inglaterra apesar do som vigoroso e de ótima qualidade (a concorrência era grande, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente), desiludidos, se mudaram de mala, cuia e guitarra para os EUA, onde foram muito bem recebidos e onde gravaram seus melhores discos, este incluído, os pilares do seu som eram o vocalista Lonesome Dave e o guitarrista Rod Price que arrasava com sua guitarra slide, rock puro bem ao estilo dos anos setenta, acrescidos de uma pitada do blues elétrico.

Este "Energized" e os dois posteriores a ele, "Rock and roll outlaws" e "Fool for the city" que mostram a melhor fase da banda, são discos que entraram para a história do rock pela sua qualidade mas nunca tiveram a atenção que deviam.
Ouvi-los agora nos remete a lembranças da fase áurea do rock, além da grata surpresa de perceber o quanto eles estão atuais.

Ano de lançamento: 1974

Ano de aquisição: 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário