domingo, 1 de novembro de 2009

LP David Live - David Bowie




Lançado após o excelente "Diamond Dogs" e antes do ótimo "Young Americans" (ambos já comentados aqui no blog), neste disco "ao vivo" a capa já denunciava mudanças, em vez do andrógino, a cara limpa montado em um terno Armani.

Primeiro disco completamente gravado ao vivo, da discografia oficial do cantor, mostrava que o lado andrógino começaria a ser enterrado e se tornaria apenas história, só artistas do quilate de David Bowie teriam a coragem de mudanças tão radicais, principalmente quando estavam no topo do estrelato e isto sem perder a qualidade musical, nunca o estigma de "Camaleão do Rock" foi tão bem colocado quanto nesta virada musical.

Com uma introdução a la "Shaft" de Isaac Hayes, tem-se início o show e disco com "1984", Bowie e grupo estão mais moderados, a punjança e o peso das canções originais são deixados de lados, optando-se por arranjos mais leves, apesar da ótima guitarra de Earl Slick detonar em algumas músicas.

Apesar das visíveis mudanças, o vigor de outrora ainda é percebido nas ótimas "Suffragette City", "Rebel Rebel" e "Diamond Dogs" (sem os uivos da versão original), afinal, mudar clássicos como estes seria uma heresia até para o mais revolucionário dos ouvintes. "Aladdin Sane" outro clássico está com uma roupagem mais pop, mais dançante, continua ótima, o piano meio dissonante fez a diferença.

"When you Rock'n'Roll with me" é uma balada de arrasar, apropriada para se cantar com um terninho Armani, o duelo de guitarra e voz é para poucos. Outro destaque do disco é a guitarra do Earl Slick que conseguiu substituir a altura o excelente Carlos Alomar que na época estava brigado com Bowie, seus solos em "Jean Genie" é de dar inveja a Jimmy Page.

O Bowie cantor está numa ótima fase e estas versões privilegiam ainda mais sua excelente voz, este álbum duplo demonstra o quanto ele tem o domínio de palco, sendo tão bom "ao vivo" quanto em estúdio, o que é corroborado quando se assiste aos inúmeros vídeos e DVDs de shows do camaleão.

Naquela época os discos "ao vivo" não tinham a qualidade técnica de gravação dos discos de hoje, portanto raramente eram lançados, compensava-se pela qualidade e vigor das apresentações, como é o caso deste LP.


Ano de lançamento: 1974

Ano de aquisção: 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário