domingo, 13 de setembro de 2009

LP Snegs - Som Nosso de Cada Dia

Versão Brazuca do então popular Rock Progressivo, este disco se pauta na qualidade de seus integrantes, liderado pelo já experiente Manito no sintetizador, oriundo da banda de Jovem Guarda "Os Incríveis", que junto a Pedrinho no vocal e bateria e Pedrão no baixo desenvolveram um som que não deixava nada a desejar aos grandes nomes do rock progressivo mundial (Yes, ELP...).

Em cima de uma base de incrível balanço e energia, formada pelo órgão, baixo e bateria, foram executadas orquestrações de sintetizadores, viola, sax e flauta, em arranjos que vão de rock pesados até verdadeiras sinfonias espaciais como é o caso de "Direccion de Aquarius".


O disco inicia com a música "Sinal da Paranóia" um rock todo calcado no sintetizador endiabrado de Manito, rock progressivo com toques psicodélicos, segue com a ótima "Bicho do Mato" onde seus integrantes mais uma vez demonstram o verdadeiro domínio que tinham sobre seus instrumentos. Outros destaques são "Massavilha" e "A outra face" arranjos bem colocados e um som viajadão como deveria ser.


Disco que se tornou histórico por desbravar caminhos até então restritos ao gringos que era o rock progressivo, sem ficar atrás, um porém apenas em relação as letras das músicas, deficiência de quase a totalidade dos grupos de rock nacional da época que começaria a ser mudada com a aparição do eterno Raul Seixas que colocaria sentido, poesia e rima nos seus versos.


Como curiosidade, temos o fato da banda ter aberto o show do mestre Alice Cooper no Maracanãzinho.


Como o Brasil vivia sob um forte clima de repressão imposto pelo regime militar, a banda enfrentou sérios problemas com a censura, sofrendo patrulhamento ideológico, sendo freqüente a presença da polícia federal em seus ensaios e shows, uma vez que eram considerados um grupo de postura contestatória e subversiva."

Ano de lançamento:1974

Ano de aquisição: 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário