sábado, 19 de setembro de 2009

DVD "Os Vigaristas"

É com muita alegria que eu aceito o convite do Robson, meu amigo (e irmão) de tantos anos, e venho aqui trazer a minha pequena contribuição para esse blog do qual eu fui e sou grande incentivador. Conhecedor que sou do talento e da paixão dele pela música, pelo cinema e pela cultura de uma forma geral, eu fico feliz de ver o seu conhecimento e as suas impressões serem compartilhados de maneira tão rica e generosa, e tenho a firme convicção de esse blog estará se configurando, rapidamente, num ponto de encontro e espaço de referência para quem tem afinidade com os mesmos assuntos.

Para estrear, eu gostaria de escrever sobre um filme que eu assisti recentemente, apesar de lançado no Brasil em 2003. "Os Vigaristas" ("Matchstick Men") não é uma daquelas obras que se vê todo dia, uma atrás da outra, sem deixar rastros. É uma experiência no sentido mais profundo da palavra, porque cativa e instiga o coração e a mente por dias e semanas depois de assistido.

Estrelado por Nicolas Cage e produzido e dirigido por Ridley Scott ("Blade Runner"), o filme é, acima de tudo, uma convergência muito bem-sucedida dos vários elementos que às vezes aparecem, com algum destaque, em um ou outro filme.

Pode-se, por exemplo, citar a extraordinária interpretação do Mr. Cage. Nunca fui especialmente fã das suas atuações, mas o papel do vigarista cheio de tiques nervosos, capaz de roubar velhinhas e viúvas, e que nos arrasta, de forma tão inocente quanto ele próprio, no papel de vítima, tornando-nos solidários com o seu sofrimento, é absolutamente convicente e sensacional.

A trilha sonora, por outro lado, é moderna, de extremo bom gosto, e pontua o filme com perfeição. Sem dúvida ela pode e deve apreciada como um elemento independente, pois tem todos os méritos para isso. Não bastasse tudo isso, o enredo encerra um universo de emoções, entre comédia, violência, suspense e ação, numa trama intricada que culmina numa grande e surpreendente lição de vida: as piores e mais trágicas experiências pessoais podem, afinal de contas, trazer grandes aprendizados e novas perspectivas para quem estiver disposto a seguir em frente.

Também me chamou a atenção o ritmo, aquela coisa tão vital numa produção cinematográfica, mas que nem sempre está presente ou vem dosada no tamanho certo. Ritmo e música são, definitivamente, os elementos fundamentais dessa obra, muito bem construídos e administrados.

Mas, como se sabe, não são apenas os bons ingredientes que garantem o sucesso da receita. Existe a mágica daquele que faz a mistura, daquele que sabe dosar os elementos e faz o todo soar como muito mais do que a simples soma das suas componentes. Ridley Scott é o maestro dessa orquestra, e por isso tem todo o mérito do resultado.

Descoberto numa liquidação de DVDs no Hiper Bompreço, e adquirido mais pela curiosidade do que por qualquer recomendação ou informação prévia, o filme provoca, instiga e convida à reflexão, proporcionando uma experiência de grande impacto alcançada, na maioria das vezes, apenas pelos grandes clássicos, na maioria europeus.

Para mais informações, acesse o site do filme no portal da Warner.

P.S. Não sou tão organizado quanto o Robson, não tenho um "sistema" para saber quando adquiri cada CD ou DVD. Mas esse foi adquirido em 2009, e disso não vou esquecer.

Postado por Marcus Vinicius Midena Ramos

6 comentários:

  1. Valeu Marcão, como já disse, ter você como colaborador é um "auxilio luxuoso" para engrandecer este blog. Espero contar sempre com suas opiniões.
    Quanto ao filme também passou despercebido por mim, após sua opinião irei correndo assisti-lo.
    Abraços e volte sempre.

    Robson

    ResponderExcluir
  2. Robson e Marcão, que delícia de resenha, ainda mais que eu adoro o Ridley e adorei este filme. Muito bem lembrada a trilha e o excelente roteiro.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Walkyria, concordo com você e espero que o Marcus esteja sempre por aqui.
    Apareça sempre.
    Abraços
    Robson

    ResponderExcluir
  4. Robson e Walkyria,
    Obrigado pelos comentários! Foi um prazer colaborar. Prometo aparecer de vez em quando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcus,
    V. saberia informar se é possível baixar as músicas da trilha sonora do filme Matchstick Men, e como fazer?
    Grata
    Diva
    ====

    ResponderExcluir
  6. Olá Diva,
    Infelizmente eu não sei, porém também gostaria de saber. Eu já procurei o CD nas lojas, mas existe apenas a versão importada a um custo de R$70,00. Vou dar mais uma procurada na Internet, se eu descobrir algo eu volto a escrever. A trilha é ótima, vale todo esforço!
    Abraço.

    ResponderExcluir