sábado, 26 de setembro de 2009

LP Sally Can't Dance - Lou Reed

Lou Reed, David Bowie e Iggy Pop, formaram a trinca de ouro do rock visceral surgido no final dos anos 60 nos guetos Londrinos, a época era do movimento Flower Power, combate a Guerra do Vietnã, só que o trio passou meio ao largo de tudo isso, visando mais a condição humana e combatendo as desigualdades sociais, as quais sentiam na pele. David Bowie o mais centrado dos três, se isso quer dizer alguma coisa, foi o que conseguiu um sucesso maior, comercialmente falando, enquanto o amigo despontava para um público cada vez maior, sendo reconhecido tanto pela crítica, quanto pelo público, Lou Reed e Iggy Pop só tinham o reconhecimento musical pela crítica, enquanto lançavam discos viscerais e primordiais para o rock, permaneciam restritos aos guetos dos "entendidos".

Este é considerado o disco menor, o mais pop do poeta das ruas e o que conseguiu a maior performance de vendas na carreira de Lou, o que significou ser defenestrado pelos "entendidos do gueto". Com um visual que hoje poderia ser confundido com qualquer pagodeiro das "quebrada", Lou realmente está mais light neste disco, até as letras sempre ácidas, estão mais amenas, falando de desventuras de cidadãos comuns. O Rock visceral e agressivo dos discos anteriores dá lugar a um estilo mais pop, mais dançante como em "Ride Sally Ride" e na faixa título, que chegou a fazer um certo sucesso na época, nota-se que a guitarra do Lou continua vigorosa apesar do tom mais ameno, são as melhores do disco, há uma balada muito bonita "Billy" onde a voz rascantemente bela de Lou funciona muito bem.

O disco fica longe das verdadeiras maravilhas que foram "Transformer" e "Berlin" e não tem o vigor dos excelentes ao vivo "Rock'n'roll Animal" e "Lou Live", lançados a época, mas um disco de Reed é sempre agradável de se ouvir mesmo agora 35 anos após seu lançamento, continua atual, como deve ser a obra dos gênios.

Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1975

2 comentários:

  1. Pô, Robinson, olha a coincidência: acabei de comprar este disco do Reed, entro aqui e dou de cara com seu texto. E fiquei aqui refletindo que, se este é um disco "menor" do cara, então se segura com um maior!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Aí Luís, isso é coisa de gênio, que mesmo 35 anos depois ainda encanta gente de gosto sofisticado como você.
    Nossa coleção de discos tem muita coisa em comum.
    Grande abraço.
    Robson

    ResponderExcluir