domingo, 20 de setembro de 2009

Filme Uma Prova de Amor - Nick Cassavetes


Domingão, programa com a familia, ir ao cinema, escolha do filme pelos filhos, por exclusão, o escolhido foi "Uma prova de amor", próxima sessão a ser iniciada em uma hora, correria para se aprontar, nenhuma informação sobre o filme, por costume dei uma olhada no diretor, Nick Cassavetes, pelo sobrenome se for parente do John Cassavetes um dos mais importantes diretores independentes norte americanos, responsável por filmes cultuados com forte tom psicológico, já é um bom caminho, as atrizes principais Cameron Diaz e Abigail Brestin (do ótimo Pequena Miss Sunshine), pode ser sinal de bons desempenhos, chegando em cima da hora estas eram as informações que tínhamos sobre o filme.

Já na narrativa do prólogo, a descrição da história de uma criança concebida por processo de reprodução assistida para a utilização dos seus genes para ajudar a irmã vítma de uma devastadora leucemia, esta narrativa sobre a ótica desta criança, mostrava que ali poderia se ter um filme diferenciado.

Falar de uma família bonita e feliz em que um de seus membros sofre de uma terrível doença, pode resvalar para um melodrama daqueles em que se é necessário uma caixa de lenços de papel para assisti-lo, não é o caso, o filme é também um melodrama com um certo exagero em algumas cenas, onde fica dificil conter aquela lágrima que escorre pelo canto do olho, mas apenas na medida necessária, só que o filme vai além e esconde por trás deste melodrama uma discussão sobre o respeito a vida das pessoas de uma forma lúdica, às vezes alegre, às vezes amarga. A descrição narrativa por cada um dos principais personagens da trama, mostra uma visão diversa do problema principal o que invariavelmente nos remete a uma reflexão e aí que o filme se mostra diferenciado, poderia ser mais profundo, poderia ser mais amargo, mas talvez a intenção do diretor não fosse esta, ele queria uma discussão entre vida e morte de uma maneira mais amena e conseguiu, este é um filme que vai lhe conquistando com o seu desenrolar com uma narrativa segura até o seu final, apesar de algumas situações apresentadas serem de cortar o coração.


Poderia ser um drama familiar comum, uma obra sensacionalista sobre os riscos éticos das novas tecnologias, ou até mesmo um singular filme de julgamento, quando a criança supostamente, solicita o direito de não mais ser usada em favor da irmã. Nick recusa esses caminhos e oferece, em troca, uma meditação sobre vida e morte, obstinação e renúncia. "Uma prova de amor" nos lembra que a qualidade de uma vida é mais importante que sua quantidade.

Ah, Cameron Diaz deixa de lado a sua beleza e de uma maneira bastante convicente mostra que ela não é só bonita, pode ser uma boa atriz. Outro ponto forte do filme é a direção de atores, todos estão muito bem, principalmente Sofia Vassilieva, a irmã doente, irrepreensível, Abigail mostra que chegou para ficar.

Apesar de não gostar muito de dramas, saí do cinema com a sensação de que assisti um daqueles filmes que valem a pena, principalmente por não esperar nada dele, serviu para uma boa reflexão.

Ao escrever este comentário, verifiquei o pedigree do Nick, filho de John e Gena Rowlands, ele não decepciona a herança deixada pelo pai, um excelente diretor deste tipo de filme, aliás, seria interessantíssimo ver esta história sendo dirigida por ele.

3 comentários:

  1. CARACUUU MUITO BOM ESSE FILME AMEI....!!!MEU CHOREI DO COMEÇO ATE O FINAL O OLHO ENCHADAO JA...!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jaquelineee(?), filme surpreendente, e eu nem sou muito fã deste estilo de filme, mas valeu a pena. Olha, não foi só você que chorou não, na sessão que fui, quase tive que sair de barco de tanta lágrima no chão.
    Obrigado pela visita, apareça sempre.
    Robson

    ResponderExcluir
  3. Nunca chorei tanto vendo um filme como neste...

    ResponderExcluir