sábado, 26 de setembro de 2009

CD 100 Anos depois... é Frevo no PE - Quinteto Violado



A minha intenção com este blog é comentar por ordem cronológica de aquisição os LPs e Cds de minha coleção, como ela iniciou-se já há muito tempo atrás ainda estou bem no comecinho com os LPs, mas resolvi abrir uma exceção nesta sistemática devido a grata surpresa de ouvir o cd "100 anos depois..." deste excelente grupo pernambucano Quinteto Violado.

Como o próprio título revela é um disco de frevos, e sendo do Quinteto Violado, um grupo do qual gosto muito desde tempos idos, seria sinal de boa música, me recordo de uma crônica que o Artur da Távola escreveu na sua coluna do Globo, também há tempos idos, que causou espanto e polêmica quando ele discorreu sobre a possibilidade do Quinteto Violado ser melhor do que os Beatles, exageros a parte e paralelos exdrúxulos, a verdade é que o Quinteto sempre primou pela qualidade de sua música que sempre esteve entre uma das melhores feitas no País.

Este disco revela que após mais de 30 anos de sua fundação o grupo continua primando pela excelência no seu repertório. Sendo um disco de frevo, eu não tinha muita expectativa, apesar de gostar muito do genêro, confesso que o a execução à exaustão do ritmo nos dois primeiros meses do ano que antecedem o carnaval aqui em Recife, termina contribuindo para que se esgote a possibilidade de escutá-lo fora desta época. Decidi ouvi-lo meio sem querer e qual não foi minha surpresa ao deparar com a mexida que eles deram nos arranjos dos tradicionais frevos que constam no repertório, o qual foi escolhido democraticamente pelos fãs pela internet, eles conseguiram dar uma renovada nos já tradicionais frevos executados há quase um século, sempre com os mesmos arranjos, apesar de muitos bons, precisavam deste sopro de renovação.

Clássicos imortais como "Voltei Recife"; "Hino do Elefante"; "Madeira que cupim não rói" que levantam e arrastam multidões que deixam suas mazelas de lado e cantam e se encantam felizes com o espírito carnavalesco nas ruas históricas de Olinda e Recife, se mostram ainda mais belas com o Quinteto. É de se impressionar com a semelhança do frevo com o tango no arranjo de outro clássico "Hino da Ceroula", os menos avisados podem até pensar que se trata de uma composição do extraordinário Astor Piazzola, maravilhoso.

E tem muito mais, Antonio Maria deve estar feliz lá em cima ao ouvir a interpretação para seus Frevos Nº 1 e Nº 2, brilhante. A possibilidade de se ouvir o frevo de bloco "O Bom Sebastião" de Getúlio Cavalcanti numa versão meio bluseira é descobrir a inesgotável qualidade deste ritmo, outra do Getúlio que ficou belíssima foi "Último regresso" e fica-se a imaginar como seria encantador cantá-la nesta versão nas ladeiras de Olinda, é de se arrepiar.

O que poderia ser uma heresia, o Quinteto mostra que não, mudar o arranjo da música que é o simbolo do carnaval pernambucano "Frevo das Vassourinhas" ´que está para o carnaval, assim como "Cidade Maravilhosa" está para o Rio de Janeiro, pois, eles conseguiram mostrar que ela também é bonita numa versão mais jazzistica, claro que perde em vigor, mas aí é covardia, nem gringo esloveno consegue ficar parado aos acordes das vassourinhas.

Hino da Pitombeira, dos Batutas de São José também estão no disco para encantar a todos, muitas possibilidades para este genêro secular, vida nova ao frevo, agora vão ser mais 100 anos de frevo no PE.

Um disco obrigatório para os amantes da boa música, para os que gostam e os que não gostam do frevo, disco para se ouvir o ano inteiro, não apenas na época do carnaval e não por poucos anos e sim por cem anos.

Ano de lançamento: 2008
Ano de aquisição: 09/2008

2 comentários:

  1. Robson, você me deixou com vontade de ouvir o disco e agora vai ter que me dizer onde eu posso comprá-lo.

    Eu estive hoje na Livraria Cultura do Paço Alfândega e, apesar de se saber que há um exemplar na casa, ninguém foi capaz de localizá-lo por lá.

    Dicas serão bem-vindas...

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcão, sei que você vai gostar deste disco, então deixa comigo que vou tentar conseguir para você.
    Estou esperando ansioso o próximo post.
    Abraços
    Robson

    ResponderExcluir