sábado, 23 de maio de 2009

LPs - Sladest/ Old New Borrowed and blue - Slade




O final dos anos 60 foi marcado pelo surgimento de diversas bandas de rock, principalmente nos EUA e na Inglaterra, e a maioria delas de extrema qualidade sonora, o SLADE, fez parte deste processo e foi muito popular entre os anos de 1971 a 1975, sempre com LPs e compactos acima da média e que permaneciam por muito tempo no topo das paradas de sucesso.

Depois do estrondoso sucesso que foi o disco "Slade Alive" registro de um show ao vivo para os fãs, que ainda hoje é considerado uma das melhores gravações ao vivo do rock, eles lançaram a coletânea "Sladest" que agrupava os últimos compactos lançados incluíndo o grande sucesso do grupo "Cum on feel the noize" (uma característica deles era grafar as palavras de uma maneira própria), com certeza uma das grandes músicas do rock'n'roll, eles tinham um estilo próprio, um rock pesado, sem complicações, calcado na voz de gralha de Noddy Holder que funcionava muito bem na música do grupo, "Mamma weer all crazee now" foi outro grande sucesso, batidas pulsantes emolduravam as guitarras complementada por um coro de primeira.

"Old new...." veio logo após o "Sladest" trazendo consigo a mesma criatividade dos discos anteriores, o rock apesar de ainda vigoroso já tendia um pouco mais para o pop, tendência esta vista nas músicas "When the lights are out" e "Find yourself a rainbow" claramente inspiradas nos Beatles dos quais os caras eram fãs declarados, este disco foi gravado no mesmo estúdio que logo antes John Lennon gravara o antológico "Mind Games" e isto com certeza influenciou eles, os ares deixado pelo gênio foi muito bem captado e o disco é um misto de rocks pesados e pop sempre de qualidade.

Estes dois discos exprimem bem o som que o SLADE fizeram, música de peso com qualidade, com uma formação básica, duas guitarras, baixo e bateria, eles mostraram que com o seu estilo próprio podiam competir com os grandes grupos da época, Led, Deep Purple, The Who, etc.. e os discos sempre nos topos das paradas eram uma prova disto.

Ano de lançamento: 1973 / 1974
Ano de aquisição: 1974

2 comentários:

  1. Robson,
    Tenho muito a aprender com vc, com certeza... Slade, por exemplo, é uma banda que somente ouvir falar a respeito muito recentemente. Não tenho nenhum disco dos caras, mas já li sobre um chamado Slayed. Vc conhece? O que acha?
    Outra coisa que tenho curtido muito no seu blog são as capas dos discos.
    Muito, mas muito legais mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Luís, o bom da vida é o aprendizado e pelo visto ambos temos muito o que aprender.
    o SLade foi um grupo que curti muito no início da adolescência, foi um grupo muito bom, o interessante do seu comentário é que você falou de um disco o Slayed? que tenho aqui sim, não ia postá-lo, mas agora irei e explicarei porque.
    Quanto as capas dos discos, elas são uma das duas razões pela qual (a outra é o conteúdodo disco, claro) não me desfiz de nenhum dos LPs que comprei e ganhei, é uma coisa que me fascina muito.
    Valeu, abraços
    Robson

    ResponderExcluir