terça-feira, 14 de julho de 2009

LP Pretzel Logic - Steely Dan



Terceiro disco do grupo americano de jazz fusion Steely Dan, centrado na dupla Walter Becker e Donald Fagen. O grupo ganhou popularidade nos anos 70, quando fez seis álbuns juntando elementos do jazz, rock, funk, R&B e pop. Inicialmente rock, sua canção absorveu complexas estruturas e harmonias com influências do jazz. O nome da banda se refere ao livro "Beat Naked Lunch" de William Burroughs.

Centrado na música folk, mas com pitadas de jazz, este disco em certos momentos lembra o "Crosby, Stills, Nash & Young", uma música bem ao estilo dos anos 70. O Steely Dan é uma ilha de bom gosto no mundo da música de consumo. Com um molho especial, calcado no melhor do Jazz.

"Pretzel Logic" também tem a única canção de um outro compositor, uma canção instrumental de Duke Ellington (mestre dos mestres do jazz), "East St Louis Toodle-oo" numa versão maravilhosa. "Monkey in your soul" que fecha o disco é um baladaço com toques da soul music de Wilson Picket com uma sessão de metais para não deixar ninguém parado.
O álbum também marca a primeira vez que Walter Becker faz algumas inserções de guitarras nas canções do Steely Dan.

Eles produziram uma dúzia de discos antológicos que deram a diretriz de quase tudo feito no gênero a partir dos anos 70. Para muitos fãs a banda atingiu a perfeição com este terceiro e clássico disco.

Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1974

2 comentários:

  1. Estou me iniciando em Steely Dan somente agora. Comecei por Aja. já conhecia um disco solo do Donald Fagen, mas junto com Walter Becker dá para ver que a qualidade é outra. Nesta viagem que fiz agora a São Paulo, comprei justamente o Pretzel Logic, que está na estante aguardando sua vez.
    Grande abraço e parabéns pela análise precisa de A Festa da Menina Morta. Tive uma impressão muito parecida com a sua a respeito do filme, uma obra difícil porém necessária.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Luís, como sempre seu gosto musical é afinadíssimo.
    Abraços

    ResponderExcluir