quinta-feira, 2 de julho de 2009

LP - Journey to the centre of the Earth - Rick Wakeman


Se transpor uma obra literária para o cinema que é uma arte visual, já é difícil, nem sempre se tem bons resultados, imaginem, transpor somente para a música, uma arte auditiva, menos fácil de digerir, é certo que existem as trilhas sonoras que servem apenas de complemento para a arte visual. Para Rick Wakeman, o mago dos teclados, o que parecia ser uma temeridade, um impedimento, se transformou em um belissímo projeto com um resultado beirando ao excepcional, é o que se escuta no seu disco "Journey....." baseado no celébre livro de Jules Verne. Rick Wakeman conseguiu de uma maneira brilhante captar toda a essência, magnitude e aventura da história contada no livro.

Com sua parafernália de teclados e os seus longos cabelos loiros, Rick Wakeman conduz a música como se realmente fosse um mago, com uma ajuda de uma banda e uma orquestra pontuados por um narrador, a música flui grandiosa nos momentos de perigo com a intervenção da orquestra e coro, lírica, apenas nos teclados, nos momentos tranquilos e balançada nos momentos de aventura realçadas pela banda, uma música que pela sua beleza e integração com a história, servirá eternamente como trilha sonora para os leitores do livro.

Já tinha lido o livro e assistido ao filme na sua primeira versão, acho que na tv, numa sessão da tarde e era um filme que tinha marcado muito por também ter captado bem o espirito do livro, ao ouvir o disco do Rick Wakeman, fiquei impressionado pela maneira como ele conseguiu ser tão fiel ao livro com sua música, ao ouvir cada nota era como se elas descrevessem as imagens tanto do livro como do filme que já faziam um certo tempo que tinha lido e visto e ficou fácil acompanhar e imaginar a história. Sua música foi tão marcante em relação ao livro que até na versão de 2008 do filme, a trilha sonora é toda "chupada" do Rick e evidente que de uma qualidade inferior, ao assistir ao filme, fica-se a imaginar como cairia bem se aproveitassem como trilha sonora a versão deste disco.

Rick Wakeman já vinha de uma bem sucedida carreira junto ao grupo inglês YES, com o sucesso deste álbum ele foi elevado ao topo do chamado rock progressivo e virou o campeão de vendas deste estilo musical e um clássico instantâneo, diferentemente da maioria dos discos de rock progressivo, ele permanece grandioso, atual e belo.

Ano de lançamento: 1974

Ano de aquisição: 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário