sábado, 4 de julho de 2009

LP/CD - Diamond dogs - David Bowie


Um verdadeiro clássico do rock'n'roll, apesar da concepção pra lá de apocalíptica, o disco é resultante de um projeto abortado de uma produção cinematográfica baseada no livro "1984" de George Orwell. O assunto era a natureza apocalíptica do romance, como não foi possível a sua realização por problemas de direitos autorais com a familia do escritor, Bowie então produziu Diamond Dogs usando o material já elaborado.



Bowie ainda não tinha conseguido se desvenciliar de ZIGGY STARDUST, precisava de uma mudança radical, apesar de já conhecido mundialmente, ele fez um disco onde as letras mostravam um artista fortemente influenciado pela decadência e devastação, a capa interna do LP, mostra, em uma imagem embaçada, uma cidade devastada com ares fantasmagóricos e desoladora. Qual artista teria a coragem de aparecer na capa como metade humano e metade cachorro e acompanhado de duas horríveis prostitutas, arte de Guy Peellaert, além de iniciar o disco com uivos de cachorro e um discurso completamente desolador, para logo em seguida surgir com uma das canções mais arrebatadoras do rock "Diamond Dogs". Bowie estava em uma ótima fase, consegue toques pessoais nas músicas utilizando o que ele tem de melhor que é sua voz, está cantando como nunca. "Rebel Rebel" e "1984" viraram clássicos instantâneos, a visionária "Big brother" anteviu a diversão "bovina" que há muito tomou conta das televisões mundiais. Recheado de rocks com belos solos de guitarras, o uso sempre correto do sax, baladas soturnas e apoteóticas e um flerte com a soul music, utilizando como sample a introdução marcante da músca "Shaft" de Isaac Hayes na belissíma "Chant of the ever circling skeletal family" que fecha o disco, provavelmente deixada como gancho apontando para o que se veria posteriormente nos próximos discos "David Live" e "Young Americans" mais uma mudança radical do camaleão do rock.


O cd duplo, comemorativo do 30º aniversário de lançamento do LP é um deleite para os Bowiemaníacos, além do cd com a versão original do disco, tem um cd inteiro com takes alternativos e versões diferenciadas das músicas, com uma qualidade técnica de primeira qualidade, acompanha também um livreto com um farto e ótimo material fotográfico do Camaleão, como também informações generosas sobre a concepção do disco, indicado para quem tem e quem não tem o LP.

Este disco não perdeu sua atualidade com o passar do tempo, uma prova incontestável de que David Bowie sempre foi um artista que estava a frente do seu tempo, um eterno evolucionário que ditava regras e mostrava a todos os caminhos que deveríam ser seguidos.


Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição do LP: 1974
Ano de aquisição do CD: 05/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário