sábado, 18 de julho de 2009

A Festa da Menina Morta - Matheus Nachtergaele


Matheus Nachtergaele é um dos melhores atores da nova geração que já provou sua competência tanto no cinema, quanto no teatro e na televisão, ator que se supera a cada personagem e transita muito bem tanto na comédia light (O Auto da Compadecida) quanto em papéis dramáticos, pesados (Amarelo Manga, Baixio da Bestas). Nesta sua nova empreitada como diretor e roteirista ele prova que aprendeu durante seus mais de dez anos de carreira como ator. O que mais se sobressai no filme e que impressiona é a qualidade da interpretação de todos os atores e não atores, destacando Daniel Oliveira como o "Santinho" personagem principal da trama, as "Tias" também mostram uma desenvoltura no interpretar que ficamos com a impressão de se tratar de atrizes profissionais e não apenas moradores da região.
Acumulando prêmios de direção, atuação, roteiro e fotografia, "A Festa da Menina Morta" é um filme ousado e inovador em sua forma de nos contar uma historia sem medos, e com a cara do Brasil.
A premissa do roteiro, de autoria de Matheus juntamente com Hilton Lacerda, foi tirado de uma festa real, que ocorre no interior do Amazonas. Dentro dessa premissa, se criou essa ficção, no qual ele mesmo na apresentação do filme definiu, que "não era um filme para se entender, pois nada era muito óbvio. Era um filme para sentir".
O Filme peca um pouco por sua narrativa lenta, mas como um filme glauberiano só que com o freio de mão puxado, "A Festa...." mostra de maneira alegórica um Brasil que o povo urbano simplesmente desconhece, a violência contida nos gestos cotidianos são tratados com viés documental e tenta-se mostrar que a vida vazia daquelas pessoas são o principal motivo para que busquem através do misticismo um sentido para suas vidas.
Com a relação incestuosa entre o pai bebâdo e o filho o "pretenso santo", verificamos que por detrás de eventos de cunhos religiosos radicais pode-se esconder aproveitadores que pouco acreditam nas causas que defendem.
"A Festa da Menina Morta" não é um filme fácil, entenda-se, daqueles feitos para faturar, mas sua história, a bela fotografia, mesmo a narrativa lenta e principalmente a interpretação dos atores, por tudo isso, merece a ida ao cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário