domingo, 12 de julho de 2009

LP Shock Treatment - The Edgard Winter Group



Irmão menos conhecido do excelente guitarrista Johnny Winter, Edgar Winter nascido no Texas, é um músico americano que teve êxito significativo nos 1970 e 1980. Tecladista, vocalista, saxofonista e percussionista, costumava tocar quase todos os instrumentos nos seus primeiros discos que tinham um tratamento bem rock, ele também era bem-versado em jazz e blues.

Em 1972 formou o Edgar Winter Group, com Dan Hartman (responsável pela maioria das composições do grupo), Ronnie Montrose e Chuck Ruff. Foi com esta banda que ele alcançou seus maiores sucessos: primeiro com o álbum "They Only Come Out at Night", de 1973, que chegou ao 3º lugar na lista da Billboard Pop Albuns vendendo 2 milhões de cópias, trazendo seu hit nº 1, "Frankenstein", com pioneirismo no uso do sintetizador como instrumento principal, que continuou a utilizar neste álbum "Shock Treatment" que teve na música "Easy Street" seu maior sucesso.

Apesar de não tão inspirado como o irmão, Edgar é um músico competente que misturava bem o rock com o blues, pelo menos nos discos iniciais, usando muito bem o sintetizador principalmente nas músicas mais pesadas, como todo bom roqueiro que se prezava, este disco inclui duas baladas bem elaboradas, talvez prenúncio do cantor pop em que ele se transformou.

Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição:1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário