quinta-feira, 16 de julho de 2009

LP Slaughter's Big Rip-off - James Brown

Trilha sonora do filme do genêro Blaxploitation, "Slaughter's - O Homem impiedoso" composta por James Brown e Fred Wesley e dirigido por Gordon Douglas, James Brown também atuava como ator do filme. Blaxploitation foi um dos mais importantes movimentos culturais feitos por e para os negros. Surgido nos anos 70, a missão era simples: dar voz aos atores, diretores, produtores e escritores negros.

Um dos pais do soul e uma das figuras lendárias do rock e da música pop, o cantor James Brown deixou mais de 800 gravações, tendo emplacado 17 delas no topo da parada, segundo o ranking da revista Billboard.
Precursor de estilos como o funk e o rap, revolucionou o gospel ajudando a criar a soul music.
Neste disco, na sua maior parte de músicas instrumentais, o pai do soul destila como sempre os ritmos que lhe deram notoriedade, mas também passeia por outros ritmos como o blues em "Big Strong", "People get up and drive your funk soul" é uma jóia que foi feita sob encomenda para este filme black, um dos destaques do arranjo é a entrada triunfal dos metais como introdução de um groove irresistível, balanço puro, a melhor música do disco.
É óbvio que quando se fala em James Brown, a associação imediata é com o soul e o funk. O músico, porém, ao longo da carreira mostrou facetas no blues, no jazz e até na música caribenha, que embala o arranjo de "Really, Really, Really", há o funk demolidor "Sexy, sexy, sexy". Outro destaque desta trilha é "How long can I keep it up" uma bela balada cantada maravilhosamente por uma cantora que infelizmente não é citada no LP.
Um disco que ficou esquecido na discografia de JB, talvez por se tratar de uma trilha sonora,mas que está a altura dos grandes clássicos deste mestre do funk. Um clássico, uma raridade.
Ano de lançamento: 1973
Ano de aquisição: 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário