sábado, 18 de julho de 2009

LP - A Saucerful of secrets - Pink Floyd



A capa do disco já traduz o que há a ser ouvido, o Pink Floyd é o grupo mais 'viajadão" do rock mundial, psicodelia pura, é o segundo album da banda e o último com a participação do malucão do Syd Barret que junto com o Brian Jones do Stones, são considerados os dois maiores piradões do rock, é certo que com a saída deles de suas respectivas bandas, elas ficaram um pouco mais burocráticas, perderam o frescor juvenil e o ímpeto para a inovação que só os loucos tem com constância, apesar de não perderem a qualidade musical (vide "The Dark side of the moon" e "Exile on Main Street" e tantos outros).

"A Saucerful of Secrets" apresenta um teor espacial, com faixas noturnas, sombrias, como "See Saw" de Rick Wright, os 12 minutos de A Saucerful of Secrets são uma experiência alucinogena só ultrapassável por The End dos The Doors. "Jugband Blues" é a última canção de Syd Barret para o Floyd, uma simples porém brilhante balada que termina o disco com chave de ouro.

Cheio de experimentações musicais, o disco foi o prenúncio no que se transformaria a música do PF, lançado em uma época onde a psicodelia imperava, ele pode ser considerado a sua trilha sonora.

A "Saucerful of Secrets" é quase uma demonstração de como do caos sonoro pode surgir a música mais celestial e melódica, mesmo contendo uma sonoridade não muito usual.

Uma peculiaridade deste disco é que é o único da carreira do grupo em que todos os seus integrantes atuam, com o Syd já pra lá de Bagdá, David Gilmour foi chamado para tocar algumas músicas do disco e assumiu o lugar do Syd, para alguns, com competência, melhorando muito a música do Pink Floyd, há controvérsias.

Ano de lançamento: 1968
Ano de aquisição: 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário