sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LP 1990 - Projeto Salva Terra - Erasmo Carlos


Erasmo sempre viveu na sombra do parceiro e Rei Roberto Carlos, mesmo quando lançava seus discos solo, nunca conseguia ter a visibilidade que seu talento merecia, este LP é mais uma prova disto. Um disco que demonstra toda a qualidade musical deste bardo do rock nacional, com uma sonoridade bem mais roqueira que a do seu parceiro, mas que não obteve o sucesso que merecia, Erasmo em seus discos solo também sabia fazer baladas de primeira, como no caso de "A Experiência", que conta com a ajuda de seu inseparável parceiro.

O disco é rock brasuca puro, com algumas ótimas músicas pop que viraram clássicos como "Sou uma criança não entendo nada", vários estilos se confundem no disco, do country americanizado de "A Lenda de Bob Nelson" ao baião eletrificado de "Haroldo, o Robot Doméstico". Com uma visão futurista até certo ponto ingênua, de um futuro que passou ao largo, "1990 Projeto Salva Terra" a música, mostra uma preocupação com o planeta, em matéria de futuro Erasmo era uma criança e não entendia nada, como músico entendia tudo.

Para muitos este disco virou clássico do rock brasileiro em um tempo em que ainda se engatinhava neste campo, que deu o status de pai do rock Nacional para Erasmo pelo menos no meio artístico.

A versão para "Negro Gato" de Getúlio Cortes é demolidora e está ótima, "Bolas azuis" é um rockabily a la Jerry Lee Lewis, outro destaque do disco é a excelente "Cachaça Mecânica" um samba-rock em parceria com o eterno Rei (sempre ele), totalmente inspirada na excepcional "Construção" do genial Chico Buarque, aliás poderia até ter sido escrita por ele.

1990 já passou há muito tempo, o disco não, continua atual como nunca.

Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1975

4 comentários:

  1. Cara, que capa é esta? Só o Tremendão mesmo... A gente vê que até no aspecto visual o cara era mais ousado (apesar do gosto duvidoso)que seu parceiro. As capas do Roberto foram ficando aquela cafonice sem nenhuma criatividade. Mas o tempo nem sempre é benigno com quem experimenta e hoje o Erasmo virou meio que um apêndice do Roberto. Muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Luís sua percepção das coisas impressiona, concordo plenamente com você, infelizmente podemos traçar o mesmo paralelo entre Erasmo e outro grande artista, o George Harison que ficou meio que na sombra da maior dupla da música contemporânea.
    Valeu e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. A "percepção das coisas" de ambos impressiona tremendamente. Erasmo nunca foi e hoje é menos ainda apêndice de Roberto Carlos, que infelizmente é um artista datado e continua fazendo sucesso entre as donas de casa com mais de 40 anos, cantando as mesmas músicas há pelo menos 30.
    Já seu amigo mais lúcido mantém a qualidade da sua produção, dadas as devidas proporções de sua idade atual, a juventude é mesmo mais prolífica para a maioria dos artistas. O Tremendão é sombra por que não tem um especial de Natal da Rede Globo? Ah, me poupe!

    ResponderExcluir
  4. Hannah, a sua "percepção das coisas" também impressiona (vide seu blog), musicalmente falando, acho que você está coberta de razão, mas já diz o datado ditado "contra fatos, não há argumentos" e comercialmente falando, o fato é que, infelizmente, Erasmo sempre viveu na sombra de Roberto, os motivos? não cabe a mim entendê-los, como também não entendo, como a chatérrima da Ivete Sangalo, consegue fazer tanto sucesso.
    Fico feliz que jovens como você, tenha gosto e opinião diferenciados.
    Não sei se você percebeu, mas comprei este LP, quando você talvez nem tivesse nascida, eu só tinha 15 anos, mas já gostava do Erasmo, acho que no post, isto fica claro.
    Valeu pela visita, apareça sempre, é ótimo receber opiniões de jovens como você.
    Ah, parabéns pelo blog, opiniões bem formadas.
    Ah, outra coisa, na sua idade, eu também detestava o Rei.
    Abraços
    Robson

    ResponderExcluir