domingo, 16 de agosto de 2009

LPs Woodstock e Woodstock two - Vários




Neste fim de semana, comemora-se os 40 anos do mais importante festival de rock que se tem notícias, suas marcas são indeleveis, até hoje vivenciamos as mudanças ocorridas naquele tempo, nenhum outro festival de música teve tanta repercussão e tanta importância como esse. Apesar de suas outras edições e de outros grandes festivais de música, Woodstock permanece como o mais importante evento musical da história contemporânea.
O festival realizado em 1969, reuniu uma multidão de mais de 450 mil jovens para 3 dias de amor e música, e que música, praticamente todo o primeiro escalão do Rock da época apareceu por lá, mas o festival foi muito mais do que só música.
Os organizadores foram considerados loucos e pretensiosos por intencionarem realizar o maior festival de música já feito e reunir 100 mil pessoas. Mas Woodstock superou todas as expectativas e se revelou um verdadeiro fenômeno. Quase meio milhão de pessoas foram até lá aproveitar 3 dias de mentes abertas, amor livre, drogas liberadas e muito rock. O festival acarretou um dos piores engarrafamentos em Nova Iorque, mas não houve nenhum acidente ou violência durante o evento. Criou-se uma nação dentro de uma nação, reunida por seus ideais e sua vontade de se divertir, embaladas ao som de The Who, Jefferson Airplane, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, Bob Dylan e todos os grandes nomes do rock da era, hoje verdadeiras lendas. O evento tornou-se um verdadeiro ícone da contracultura.
Muitos dizem que Woodstock foi o fim de toda a ingenuidade e utopia que cercavam os anos 60. Outros dizem que foi o apogeu de todas as mudanças e desenvolvimento na sociedade. Mas todos concordam que o festival foi um marco importante não só para a história da música, mas para a história do homem.
Descobri Woodstock em 1977 quando comprei o álbum triplo com a trilha sonora do documentário cinematográfico, que se confundiu com o registro do próprio festival, achei o disco sensacional musicalmente falando, mas o que mais me encantou foi quando assisti pela primeira vez o documentário no cinema, acho que o ano foi 1978, estava entrando na faculdade, novos horizontes e começava uma fase mais contestadora dos valores que tinha até então, o filme caiu como uma luva, assisti incontaveis vezes, sempre duas sessões seguidas, o que dava quase seis horas dentro do cinema, aquilo era tudo o que queria ter vivido, me dava uma inveja daquelas pessoas que estiveram lá, verificar que as pessoas ali presentes estavam concretizando o mais puro sonho da liberdade, colocando em prática seus ideais com a oportunidade também de poder combater e protestar contra uma guerra sem sentido (como todas) que era a guerra do Vietnan, corações e mentes abertos para todas as experiências boas de um ser humano, sei que houveram muitas reclamações, acho que pelos recalcados que estavam ali com outros propósitos, os que acreditavam nos seus ideais estavam de bem, devem ter aproveitado muito a celebração de três dias de paz, amor, sexo e música da melhor qualidade, além do que participar de um evento que entrou para a história da humanidade, o máximo, que inveja.
O álbum duplo "Woodstock two" não teve tanta repercussão quanto o álbum triplo inicial, aqui no Brasil ele só foi lançado muito tempo depois do festival, em 1978, talvez por isso tenha passado meio despercebido (hoje, virou um raro LP), registro do próprio festival, com músicas que não constavam da trilha sonora, bom, falar o que de um disco que registrou as apresentações de Jimi Hendrix, Jefferson Airplane, Joan Baez, Crosby, Stills, Nash & Young, Canned Heat e outros? é ouvir e se deliciar.
Ano da relançamento: 1977
Ano de aquisição: 1977
Ano de lançamento: 1978
Ano de aquisição: 1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário