sábado, 15 de agosto de 2009

LP - Tales from Topographic Oceans - YES


Eles surgiram em 1969 em uma época onde todos diziam "NO", eles vieram com "YES", meio que na contramão da contra cultura, donde, se deduz que eles estariam na mão certa da cultura.
Este álbum foi lançado após o estrondoso sucesso de público e crítica do anterior "Close to the Edge" considerado um dos maiores marcos do rock progressivo de todos os tempos e imbatível até hoje, que deu ao grupo status de primeiro time o que facilitou as condições necessárias para a viagem musical proposta por Jon Anderson que escreveu as letras deste "Contos para oceanos topográficos", um verdadeiro épico sonoro que remete o ouvinte atento a uma "viagem espiritual progressiva" pelos caminhos da música e sinais luminosos.
"Tales from..." tem um conceito diferente do que até então o Yes tinha feito, pois o álbum se resume a uma suite dividida em quatro movimentos de aproximadamente 20 minutos cada, ocupando cada lado deste LP duplo. O grupo desenvolveu e ensaiou os quatro longos movimentos onde as composições exibiam uma liberdade estrutural inédita no rock até então, fato que se revelou uma experiência intensa e um desafio para a banda.
O disco abre com a bela e melhor música de todas "The Revealing science of God" na qual já é deixado bem claro o rumo do disco através das mudanças radicais de andamento, letras enigmáticas e muito solos de guitarra e teclado, só esta já vale o disco. Nos outros três movimentos, verifica-se altos e baixos em cada um deles, algumas partes muito longas, tornam a música um pouco cansativa, poderiam ter encurtado mais, conseguiriam um ótimo resultado, apesar de pertencer a este álbum as melhores atuações individuais dos músicos, que retratam essencialmente o rock progressivo sinfônico como nenhum outro já fez.
Jon Anderson, com sua voz peculiar, canta como nunca, este foi o último álbum que contou com a presença de Rick Wakeman nos teclados, depois ele retornaria ao grupo por diversas vezes.
Outro grande atrativo dos discos do Yes eram suas capas e esta não era diferente, enigmática como todo o disco.
"Tales from...." está longe do magnifico "Close to the edge", mas é um dos grandes discos de rock progressivo.
Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1974
Nota: Este foi o primeiro álbum duplo que comprei, sempre nutri um grande fascínio pelos LPs duplos, principalmente quando se tratavam de álbuns conceituais, como este, naquela época não era muito comum os álbuns duplos, só os grandes grupos se arriscavam a lançá-los, mesmo assim houveram outros excelentes álbuns duplos que comentarei mais a frente.
Quando comprei este disco, foi na esteira do "Close to..." que um primo meu tinha e que fiquei simplesmente vidrado no disco, mas que infelizmente não se conseguia nas lojas daqui de Recife, tive que me contentar com este e esperar pelo relançamento que finalmente aconteceu no ano seguinte. Hoje, isto seria impensável, é só acessar a internet e tem mais de "trocentos" blogs disponibilizando qualquer disco. Sinais dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário