sábado, 22 de agosto de 2009

LP Get on the Good Foot - James Brown




Não é a toa que James Brown era considerado o "Godfather" da soul music, apesar da extensa lista de lançamentos fonográficos, que poderia resvalar para a pouca qualidade, ele conseguiu fazer discos magistrais, este álbum duplo é um dos exemplos, desfilam músicas do mais alto calibre.

Brown foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rythm and blues para o soul e o funk, sendo a invenção deste último gênero creditada a ele. Além de um ótimo cantor e compositor, Brown era um exímio dançarino, ele criou para "Get on the good foot" música que abre este disco, uma dança espontânea e elétrica, baseada em subidas e descidas, giros e chutes.

A baladaça "Your love was good for me" é pra fazer com que Lenny Kravitz desista de cantar, tem de tudo neste disco, funk de não deixar ninguém parado, quem acha que Prince é o rei do funk é porque nunca ouviu James Brown, "Funky side of town" e "My part/ make it funky" são exemplos fiéis de que o cara sabia de tudo, irresistível, impossível ficar parado, e tem muito mais "Please, Please" é um pertado musical de mais de 12 minutos. "Dirty Harri" que fecha o álbum duplo, é uma faixa instrumental que começa sorrateira num órgão hammond e uma batida de baixo e vai num crescendo até incendiar tudo, genial.

E Brown dançava, como ninguém, talvez como o Diabo, Michael Jackson e seu "moonwalk" são tributários dos rodopios, parcerias com o pedestal do microfone e abertura de pernas dele, sem James Brown, nunca dançaríamos ao som do samba-rock brasileiro, o que já é por si só um dano sem reparação. Michael Jackson provavelmente não arriscaria seus passos de dança, seria apenas um ótimo cantor.

Ano de lançamento: 1973
Ano de aquisição: 1974


Nota: Este é um dos últimos discos da coleção de meu irmão, na época torci o nariz para este discaço, só ouvia rock'n'roll e nada que vinha de outros gêneros me interessava, por felicidade não joguei fora, estaria perdendo um disco excepcional, foi só abrir os ouvidos para perceber, ainda bem que sempre pensei duas vezes antes de tomar qualquer atitude, desta vez valeu a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário