terça-feira, 23 de junho de 2009

LP - Segura o pé de bode - Abdias dos oito baixos

Em época de São João e festejos juninos, nada como postar este raríssimo LP de Abdias dos 8 baixos, Abdias é um daqueles músicos excepcionais que infelizmente, como tantos, não tiveram o reconhecimento a altura do seu talento, sanfoneiro de 8 baixos, que segundo os entendidos, não é para qualquer um, tocando o genuino forró pé-de-serra, ele nos remete aos autênticos palhoções com poeira levantando e um cheiro de sertão no ar, com músicas como "Zefinha das Camôranas", "Zé Bochudo no forró" e "Fraguei" ele exprime o sentimento sempre lúdico do sertanejo.

Tão talentoso quanto Jackson do Pandeiro e o grandioso Luiz Gonzaga, sua discografia está praticamente esquecida e raros são os cds com a música dele, enquanto que o "Mastruz com Leite" já vai no "vol. 278", uma pena.

Durante muitos anos da minha vida, da infância até a adolescência, quase sempre passava minhas férias do início do ano no Rio de Janeiro e a do meio do ano em Campina Grande, minha terra natal, navegava entre o rock, o samba, o frevo, o maracatu e o forró e reisado, talvez venha daí todo este meu ecletismo musical. Na minha passagem por Campina Grande me encantava muito os festejos juninos, porque conhecidia com o aniversário de minha mãe e como a família é grande, reunia-se quase todos, acendiamos uma fogueira e soltavamos fogos, mas o que mais me chamava a atenção eram os shows no palhoção no centro da cidade, onde hoje é o parque de eventos que concentra toda a festa do São João, por lá, assisti a grandes forrozeiros, Genaro, Camarão, Marinês, o próprio Abdias, Trio Nordestino, Dominguinhos e o sempre maravilhoso Luiz Gonzaga, entre tantos outros anônimos que tocavam o melhor do forró, como não tinha a divulgação que tem hoje, tudo era muito tranquilo e os que frequentavam eram verdadeiros abnegados e amantes do forró, nada contra os festejos atuais, sem saudosismo, mas a festa ficou grande demais, era inevitável, e infelizmente desvirtuou-se da tradição original.

Quem nunca dançou arrastando o pé calçado com uma alpercata de couro, levantou poeira, ralou o bucho, roçou as coxas e sentiu o suor da(o) parceira(o) no rosto, nunca vai saber e entender a essência do forró.

Ano de lançamento: 1967
Ano de aquisição: ?

4 comentários:

  1. Abdias é muito bom nos 8 baixo

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo site. E novo mas ja comecou bem. Como faco pra baixar esse disco do Abdias, Segura o pe de bode? Um abraco. Waldomiro de Curitiba-Pr

    ResponderExcluir
  3. Waldomiro, obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado.
    Infelizmente, não tenho como disponibilizar este LP, não sou muito bom nestas coisas e nem tenho o aparelho para tal.
    Este LP é raríssimo, não achei nada sobre ele na internet, a foto do post, fui eu que tive que tirar, pouca coisa do Abdias foi relançada, o que é uma pena.
    Há um site bem bacana "www.forroemvinil.com" que disponibiliza excelentes discos de forró que você poderá baixá-los, é muito fácil, garanto que vai esquentar as noites frias de Curitiba.
    Abraços e apareça sempre

    ResponderExcluir