terça-feira, 16 de junho de 2009

LP - Buddha and the chocolate box - Cat Stevens



Ele vendeu mais de 40 milhões de discos entre o final dos anos 60 e meados dos 70, quando ainda era um gato, esteve perto da morte, encheu o saco de tudo e foi tentar falar com Alá, de meio riponga se converteu ao Islamismo e foi viver de ajudar o próximo e se comunicar com Alá, foi até proibido de entrar nos EUA, na era maluca do maluco criança Bush, temendo-se ser um terrorista.
Quando se converteu ao Islamismo deixou de ser gato e virou Yusuf Islam, mergulhou no anonimato, gravando discos esporádicos de música Islamica, só em 2006 voltou a gravar um disco de digamos música ocidental, "An other cup" mas ainda com o nome de Yusuf, resultado, pouca gente soube e deixou de ouvir um excelente disco, Yusuf voltou a ser o velho gato de antes, todos os anos de reclusão e enclausuramento não fizeram com que ele perdesse a maestria de criar músicas maravilhosas, mas isto é uma outra história.

"Buddha..." foi lançado quando Cat Stevens já estava no auge da popularidade, mas estava experimentando um período de entressafra, muito por ter ousado no trabalho anterior, "Foreigner", cheio de composições enormes, em forma de suítes folk-prog, que jogaram contra seu status de hitmaker. Seus discos Mona Bone Jakon (1970), Tea For The Tillerman (1970) e Teaser And The Firecat (1971) colocaram o sujeito na proverbial crista da onda. Em 1974 ele voltaria às paradas com o sucesso "Oh very young", deste disco, uma das mais belas canções pops que se tem notícia, Cat sempre primou pela qualidade dos arranjos. Outros hits do disco são "Music"; "Sun/C79" e "Ghost town" belas canções pops construídas sobre arranjos bem elaborados que casavam perfeitamente com a bela voz do gato, "Ready to love" inicia com uma batida de violão de arrasar, este disco mescla músicas mais balançadas com músicas mais lentas, sempre muito bonitas, poucos artistas conseguiram unir tão bem musicalidade com qualidade.

Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1974

2 comentários:

  1. Taí um cara que só fui começar a gostar muito recentemente. Acho que tinha uma certa antipatia por conta da controvérsia com a história do livro do Salman Rushdie, Os Versos Satânicos. Mas Teaser and The Firecat é um disco que tenho ouvido muito. O disco novo é legal?

    ResponderExcluir
  2. Aí Luís, antes dele virar Yusuf, sempre gostei muito do Cat, mesmo sem ser um dos meus preferidos, não me lembrava que ele tinha entrado nesta imbecil polêmica com o Salman Rushdie, talvez porque nunca dei muita bola para o fanatismo dos fanáticos, mas em matéria de música, Yusuf com seu excelente "An other cup" está mais para Cat Stevens.
    Abraços

    ResponderExcluir