quinta-feira, 25 de junho de 2009

LP - Dancing Machine - Jackson 5



É, ele se foi.
Sempre nutri por Michael Jackson uma certa admiração, numa época mais em outras menos, nada de idolatria, mas desde moleque, eu com nove anos e ele com dez, vi o despontar da carreira daquele menino com uma voz de falsete que cantava e dançava como poucos, por muitos anos assisti as aparições, programas e desenhos animados do Jackson 5, na verdade, além da admiração eu queria ser um pouco como ele e sonhava num futuro montar com meus irmãos um conjunto musical, fazer sucesso e ganhar muito dinheiro, sonho este, que com o passar dos anos foi totalmente dissipado, com a descoberta que nenhum de nós 5 tinha qualquer aptidão musical e eu com minha voz de taquara rachada e meus quilos a mais, ia ser difícil ser o cantor e dançarino do conjunto.
Este LP foi o ocaso dos Jackson 5, todos já taludos, não conseguiam mais esconder a fogueira das vaidades e a disputa de egos que se tornaram a vida deles, resultante de um sucesso fenomenal iniciado muito cedo, talvez tenha sido daí o começo dos possíveis problemas psicológicos que atingiram o melhor, sem sombra de dúvidas, dos cinco irmãos. O disco, nem de longe, chegava perto dos deliciosos, vibrantes e maravilhosos sucessos iniciais, realmente estava na hora de mudar.
Ao contrário da Madonna, que tem seu sucesso garantido por uma competente equipe de marketing que se sobrepõe (ou supervaloriza) a sua música, Michael Jackson foi responsável por dois discos fundamentais na história musical mundial "Off the wall" e "Thriller", para os amantes da música, chega a ser impossível não gostar deles. O sucesso arrebatador de "Thriller" torna Michael um Deus para seus fãs e talvez aí, ele tenha cometido seu grande erro, achar que podia tudo, mas sua história mostrava isso, que ele podia tudo, até mudar de cor, foi quando pirou de vez, pois com isso não estava apenas renegando a "cor" e sim a "raça" e aí amigo, não tem cabeça que resista e ele afundou psiquicamente e musicalmente, seu último disco de inéditas, "Invincible" (2001), foi um desastre total, talvez reflexo do seu estado emocional, aquele negão bonito de outrora se transformou numa "coisa" que junto com suas atitudes mostravam bem os problemas psiquícos que ele tinha.
Michael Jackson deixa um legado musical bastante extenso quantitativo e qualitativo, tanto em carreira solo quanto com os Jackson 5 e uma certeza, ninguém no showbizz, dançou como ele. Deve ser lembrado pelo que ele fez musicalmente e não por "aquilo" que se transformou ultimamente.
Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1974

2 comentários:

  1. Fico então só imaginando como seria o "Calado 5": Robson, Z. E., W, S. e N., todos juntos movimentando ainda mais a já agitada vida cultural do Recife, quem sabe do Brasil e também do Mundo. E Dona N. e seu W. tendo que administrar a carreira precoce dessa moçada boa...

    Mas é isso aí: misturar vida pessoal e profissional de pessoas famosas é um erro muito comum no Brasil e em toda parte. O que importa é aquilo que ele fez no shobizz, que extrapola no tempo qualquer outro aspecto da sua vida pessoal.

    Bela foto, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcão, pois é, tudo teria sido diferente se o Calado 5, tivesse pelo menos nascido, garanto que a festa teria sido maior ainda.
    Valeu pelo comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir