sábado, 10 de outubro de 2009

LP The Six Wives of Henry VIII - Rick Wakeman


A bem sacada capa já antevia tudo, como um intruso, Rick Wakeman adentra o habitat de Henrique VIII, reúne todas as suas esposas e vai vasculhar características de suas vidas para transformá-las em música, dedicando uma canção a cada esposa.

Primeiro trabalho solo do mago dos teclados e anterior ao antológico "Journey to the centre of the Earth", onde seriam usados e desenvolvidos elementos extraídos deste disco, facilmente percebido nas belas canções. Menos elaborado que o trabalho posterior, por conseguinte mais cru, mas já usando dos acordes sinfônicos, resultando numa total integração entre o rock e o sinfônico.

Cada música é dedicada a uma das esposas e é interessante tentar decifrar qual a característica predominante usada para descrevê-las musicalmente, o que torna prazeroso ouvi-lo, os acordes sinfônicos são usados com maestria, fruto da iniciação clássica do multitecladista. Lançado quando ele ainda fazia parte do YES, contou com a presença de alguns integrantes do grupo, tornando as comparações inevitáveis, o que terminou sendo um ponto favorável para Wakeman, pois disassociou o seu trabalho ao do grupo, ajudando-o a alçar voos solos.

Um disco estritamente instrumental, que se tornou um clássico do rock progressivo, uma referência até hoje.

Ano de lançamento: 1973
Ano de aquisição: 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário