domingo, 11 de outubro de 2009

LP Gimme Shelter - The Rolling Stones



Assim como os Beatles, os Rolling Stones também foram alvos da ganância e voracidade da indústria fonográfica da época que com os critérios mais estapafúrdios lançavam no mercado o que podiam dos dois grupos de maior sucesso, aparentemente saído apenas na Rússia e Brasil, este é mais um exemplo do que a gravadora nacional fazia para poder faturar um pouco mais em cima da maior banda de rock do mundo.

Vale a pena transcrever as notas escritas por Don Wardell (seja lá quem for este cara) na contra capa do LP (transcrevo com a grafia original).

"Você tem nas mãos um LP do maior conjunto de Rock do mundo.

Por duas razões êste álbum é fabuloso. Primeiro, porque nós reunimos alguns dos sucessos que os ROLLING STONES lançaram em seu filme GIMME SHELTER. Não se trata de trilha sonora e sim de gravações originais feitas pela DECCA.

Em segundo lugar, tôdas as músicas do lado dois dêste disco nunca foram lançadas anteriormente, de nenhuma forma, no Reino Unido. Foram retiradas de um concêrto que os ROLLING STONES deram no ROYAL ALBERT HALL, incluindo UNDER MY THUMB e SATISFACTION.

Você tem nas mãos um LP do maior conjunto do mundo.

Por que você ainda não começou a tocá-lo?"


Para os incautos como eu, garoto de quinze anos, era fácil cair nesta armadilha, até porque um disco com tantos clássicos, era difícil não comprá-lo, vale pela versão em estúdio de Gimme Shelter, bem mais blues que a usual, a gravação ao vivo deixa muito a desejar, mas, ouvir os acordes iniciais da primeira faixa "Under my Thumb" com a plateia gritando, é para entrar logo no clima e delirar junto, o resto é puro rock'n'roll.

Confesso que não sei se tenho nas mãos um disco raro, pesquisei na internet sobre ele e só consegui informação em um site americano, o disco não consta da discografia oficial dos RS, na dúvida, continuarei a guardá-lo a sete chaves.
Ano de lançamento: 1972
Ano de aquisição: 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário