segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dança - Les Possédes - Cia Toula Limnaios


Com dois ótimos espetáculos, a Cia Toula Limnaios da Alemanha, de dança moderna, foi apresentada ao público Recifense no ano de 2007, no 12º Festival Internacional de dança do Recife, com sua coreografia pra lá de moderna, figurinos e cenografia impressionantes, uma trilha sonora inspirada, gerou polêmicas e agradou muito, tanto que foi novamente convidada a se apresentar neste 14º Festival Internacional de dança do Recife, com o espetáculo "Les Possédés" baseada na descrição de diversos personagens e inspirada nas representações psicológicas de Dostoievsky do ser humano, que estreou em Paris em Junho deste ano.

Atualmente uma das mais respeitadas companhias de dança contemporânea, Toula Limnaios veio com um espetáculo desta vez mais centrado na coreografia, com um palco praticamente nu, única cenografia eram alguns panos brancos do teto ao chão, com um figurino simples de pessoas comuns, e um ótimo jogo de luzes que realçavam bem algums passos da dança. Sem o aparato cenografico dos espetáculos anteriores, Toula se perdeu em passos visivelmente já manjados e com pouca inspiração, provocando no ar, um certo "deja vú".

Com a colaboração novamente do músico Ralf R. Ollertz, o mesmo dos espetáculos anteriores, a ótima trilha sonora foi baseada no som industrial o que dava um aspecto sombrio ao espetáculo, misturada a sons tribais de atabaques, e o dodecafonismo e minimalismo (nada mais "muderno"), mesmo assim, ficou tudo muito superficial, soou falso, o que não empolgou muito a plateia do Teatro de Santa Isabel.

Infelizmente nunca li Dostoievsky, se este espetáculo representa o sentido de seus livros, ele deve ser muito chato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário