quarta-feira, 21 de abril de 2010

LP Listening - Listening

Há grupos que passam na cena musical de uma maneira meteórica, gravam poucos discos e neles mostram o grande potencial musical de seus integrantes, surgem com novas ideias lançando tendências, definem estilos, dão uma renovada no conceito musical vingente, trazem um sopro novo na arte musical, pegue-se um excelente guitarrista, um exímio baixista e um baterista que arrasa tudo, juntem todos e eles podem mostrar um novo caminho a seguir.

Não, o preâmbulo acima, não é para definir o som do grupo americano Listening de que trata este post, mas sim do extraordinário e meteórico CREAM, o melhor Power Trio que existiu até hoje, mas o que um tem haver com o outro? é que o obscuro Listening deste LP é todo calcado no estilo psicodélico do famoso trio de Eric Clapton e Cia, praticamente uma cópia do que os "cremosos" tocavam, é claro que a distâncias luz, a despeito de eles terem um ótimo guitarrista Peter Malick, que convenhamos, não chega nem perto de quem já foi chamado de GOD.

O disco lançado em 1969, portanto em plena era psicodélica, não é ruim, os caras tocavam direitinho, o problema é que eles queriam ser o "Cream" e este deve ter sido a causa da sua obscuridade, não dava pra competir com eles, tinham que ficar ofuscados, se procurassem uma identidade própria poderiam ter alçado voos maiores, a canção "9/8 Song" é uma prova disto, é quando eles se afastam do creme e tocam um Jazz meio fusion de uma ótima qualidade, bem balançada e um solo de piano digna de um Dave Brubeck, som de primeira. Eles arriscam uma rumba em "Cuando", como uma, vamos dizer, bonus track, dá pro gasto.

O resto são apenas rocks psicodélicos com muito órgão e solos de guitarra, uma ou outra música com a sonoridade próxima dos Byrds, no mais é só "Ah, como eu queria ser o CREAM", talvez por isto este disco nunca tenha sido lançado no Brasil.

Ano de lançamento:1969
Ano de aquisição: 1976

Nenhum comentário:

Postar um comentário