terça-feira, 14 de setembro de 2010

FESTIVAL MIMO - Fernando Portari, Rosana Lamosa e Jean Louis Steuerman - 04/09/10


O Festival MIMO - Mostra Internacional de Música em Olinda deste ano, estava pródigo em espetáculos de qualidade, era necessário um pouco de malabarismos e muita correria para quem quizesse assistir a programação completa do dia. Neste segundo dia, depois de perder o show do Egberto Gismonti (sim, ele mesmo e de graça), apesar da correria, quando cheguei a Igreja já estava lotada e com uma fila enorme do lado de fora, corri então para a Igreja do Seminário de Olinda, para assistir o recital dos cantores líricos Fernando Portari e Rosana Lamosa, acompanhados pelo pianista Jean Louis Steuerman, que apesar do nome, é brasileiro, mas com uma sólida carreira internacional.

Com um programa composto de Lieder do gênio alemão Robert Schumann em celebração aos 200 anos de seu nascimento, iniciado pela soprano Rosana Lamosa que mostrou muita segurança na sua interpretação e um ótimo entrosamento com o pianista Steuerman. O compositor Schumann era um mestre na Lieder romântica alemã, que não foi obstáculo para se entender o seu sentimento, apesar da barreira linguística.

O tenor Portari, foi a grande sensação do recital, com sua voz potente e afinadíssima que ecoou em todos os cantos da igreja, transformando as canções do mestre alemão num encantamento puro, tornando prazeirosa a sua audição, impregnada de sentimento aflorado em cada nota musical. Piano e voz em um duo beirando a perfeição. Portari, que para mim era um desconhecido, impressionou com sua voz cristalina e interpretação cheia de emoção, ficou fácil entender o sentido romântico da Lieder. Lendo o programa do festival, verifiquei que ele começa a ter uma carreira internacional em ascendência, sendo ovacionado no Teatro Scala de Milão, quando da sua interpretação na ópera "Fausto". Ovação por certo merecida, grata surpresa.

O pianista Jean Louis Steuerman, foi um acompanhante a altura dos cantores e das composições. Em uma Lieder, um mal pianista pode transformar o recital em um desastre, seguro de si e de sua interpretação, Steuerman conduziu muito bem os cantores, principalmente no bis, quando soprano e tenor cantaram juntos canções de Richard Strauss, estas mais vibrantes que empolgaram a plateia, sendo muito aupladidos, fechando com chave de ouro este belo e encantador recital.

Um comentário:

  1. Robson, como entrar em contato contigo?
    Preciso de um e-mail ou MSN, no mínimo.
    Se puder, envie para meu e-mail ghostofthesun@zipmail.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir