sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FESTIVAL MIMO - Cristina Braga e Dado Villa-Lobos - 05/09/10






















A curiosidade era grande para ver o encontro inusitado entre Harpa e Guitarra, e qual seria o resultado desta mistura. Cristina Braga e Dado Villa-Lobos se apresentaram no quarto dia do Festival MIMO - Mostra Internacional de Música de Olinda, ela, primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que já tocou sob a batuta do grande maestro Mistilav Rostropovich, e ele, guitarrista, ex-integrante do supergrupo Legião Urbana.

Apesar de esperar um duo de harpa e guitarra, o que não aconteceu, o show não decepcionou, a Cristina Braga que se apresentou primeiro, tem um trabalho paralelo ao sinfônico, mais voltado para a MPB, onde ela mostra não só sua qualidade como harpista, como também mostra seus dotes vocais, já com alguns discos lançados. Acompanhada de teclado, baixo e bateria, Cristina desfilou composições próprias, intercalando com releituras para clássicos da MPB, sobressaindo-se o som da harpa, tornando-as diferentemente belas. Com uma voz suave, adaptando-se bem aos arranjos apresentados. A sua versão para "Melodia sentimental" da obra prima de Heitor Villa-Lobos "Floresta do Amazonas" é um primor, principalmente apresentada dentro de uma igreja.

Após algumas músicas, Dado Villa-Lobos entrou para dividir duas canções com Cristina e depois seguir sozinho com a mesma banda, em seu trabalho pós Legião, Dado arrisca-se a cantar, já que na época da superbanda não tinha muita vez como cantor, não decepciona, nem quando canta alguns hits do Legião Urbana, quando convida a plateia que lotava a igreja do Seminário de Olinda, a cantar junto, o que é prontamente atendido, principalmente com "Geração Coca Cola" e "Será", ou seja rock e MPB num mesmo show, intercalando músicas próprias que falam do amor, com sucessos do Legião, Dado fez um show competente, mostrando o grande músico que ele é. Com a volta de Cristina para dividir o palco, eles apresentam mais algumas músicas, inclusive uma versão que a harpista fez para a célebre "Índios" do Legião, que por sinal ficou muito boa.

Para quem esperava um show com apenas harpa e guitarra, não foi decepcionante ouvir belas canções interpretadas por ótimos músicos.


Detalhe: Após o show de Tom Zé, neste mesmo dia (que comentarei posteriormente), fui a uma festa oferecida pela organização do MIMO, no Mercado da Ribeira lá em Olinda, onde através de um amigo em comum, conheci o Dado Villa-Lobos e num bate papo prolongado, pude verificar que o cara é gente finíssima, super dado (desculpem o trocadilho), bastante simpático e sem estrelismo, conversamos sobre diversos assuntos, mas não pude resistir a ocasião para tietar, e claro, falamos sobre o Legião, principalmente sobre o histórico show que eles fizeram no Jockey Club do Rio de Janeiro que tive o privilégio de assistir na época, mais de 60.000 pessoas se aglomeraram nas dependências do Jockey, no dia que Cazuza morreu. Durante a manhã e tarde caía um diluvio no Rio e havia a possibilidade até de cancelamento do show, algumas horas antes do início, a chuva parou, as nuvens se dissiparam, abrindo um céu estrelado com lua cheia, onde poderia-se ver de lá o Cristo Redentor abençoando todos. Renato iniciou o show com a seguinte frase, "Assim como eu, ele tinha trinta anos. Assim como eu, ele gostava de meninas e..... meninos" recebendo uma ovação da plateia, ficando com ela na mão, já no início do show e aí foi só desfilar todos os sucessos do Legião, eles estavam numa noite inspirada. Já no final, quando tocaram o mega hit "Faroeste caboclo" houve uma catarse total, parecia uma celebração tribal ou celebração de fanáticos, disse ao Dado que nesta hora tive medo, que se perdesse o controle da situação, haja visto a adrenalina no ar, realmente um show histórico. Lembramos tudo isso e o Dado me disse que aquele show foi no dia 7 de julho de 1990, quase não acreditei que já faziam vinte anos, é, parece que o tempo está passando rápido demais.

2 comentários:

  1. Gostaríamos de te fazer um convite...Passe seu e-mail??

    ResponderExcluir
  2. Aí pessoal, meu email é robsonmca@ig.com.br
    só espero que isto não seja um blefe.

    Abraços
    Robson

    ResponderExcluir