sábado, 18 de abril de 2009

LP - Muscle of love - Alice Cooper




Depois do mega sucesso de "Billion dollar babies" e com a chegada definitiva do estrelato, as desavenças no grupo começaram a aparecer, Alice Cooper queria continuar a dar prioridade ao espetáculo, a teatralidade em detrimento da música, enquanto o resto do grupo queria ir em direção contrária privilegiando mais o rock do que o espetáculo. Apesar das desavenças o resto do grupo venceu a queda de braço e o disco foi gravado de uma maneira mais rock, sendo os arranjos quase todos feitos pelos integrantes do grupo, sem muito pitaco do Alice, a banda de apoio de Alice, estava em atrito ferrenho com o líder, a moçada naquela altura, sedenta de Rock e experimentações musicais, estava cansada do lance "teatral" e se ligando mais na música mesmo, este foi o último disco gravado com a formação original do Alice Cooper.
Apesar de tudo, ou por tudo isso, o disco tem uma pegada muito forte, talvez o grupo tivesse razão, tanto é que após este disco o Alice nunca mais foi o mesmo, virou um pastiche de si próprio.

O disco começa com um rock básico, mas bastante agradável, mantendo o clima pesado dos discos anteriores só que bem mais elaborado, em "Hard Hearted Alice" nota-se resquícios da época áurea da psicodelia, teclados azeitados, vocais pop a la Beatles, percussão forte e um clima viajante - perfeito, inovação pura na sonoridade da banda!, "Crazy Little Child" fechava o primeiro lado, com um piano que lembrava os cabarés de antigamente, alusão a magistral capa?.
A faixa título aparece e traz mais uma daquelas geniais linhas de baixo do exemplar Dennis Dunaway e a guitarra pontuando tudo. Outra pérola do repertório de Alice é "Teenage Lament' 74", mais um manifesto da rebeldia infanto-juvenil revisitada por Cooper, a música foi o maior hit de "Muscle Of Love", saiu em compacto e vendeu horrores mundo afora, Liza Minelli (sim a própria) e as Pointer Sisters davam uma forcinha nos backing vocals.

O cantor ainda declarou: "Esse álbum trazia uma série de pequenas e estranhas músicas! Eu nunca o entendi muito bem, apesar de ser um divisor de águas na minha carreira!"
Diz a lenda que Liza Minelli que na época entornava todas e cheirava tudo, chegou ao estúdio para gravar seus vocais e antes mesmo de cumprimentar Cooper foi direto perguntando pela Cerveja. Alice e o grupo eram famosos pela quantidade de bebidas que tomavam tanto nas gravações quanto nos shows, eram litros e mais litros, principalmente de cerveja.

"Muscle of love" musicalmente falando era um primor, um grande disco, sua capa e contra capa perfeitas (que estão demonstradas nas figuras acima) , demonstravam com perfeição o espírito do disco, pena que após este disco Tia Alice não conseguiu manter o mesmo pique.

Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1974


Nota: A admiração por Alice Cooper ainda era grande, apesar da busca de novos sons e da descoberta de David Bowie, continuava sempre na leitura de tudo que aparecia pela frente, depois deste disco, Alice nunca mais foi o mesmo e talvez por isto e também por conta do aprimoramento musical, não mais segui comprando os discos dele, como verão, outros grupos e cantores apareceram, hoje, não considero estes os meus melhores discos, mas nunca deixei de ter um carinho especial por todos eles, afinal eles foram o começo de tudo.
Novamente, obrigado Tia Alice.

3 comentários:

  1. Voce tem razão, todas as faixas de "Billion Dollar Babies" e "Muscle of Love", são ótimas e em muscle cada uma tem um estilo diferente. Depois disso somente uma faixa, ou duas como em "Goes To Hell" e "From the Inside" que tem as faixas comerciais "I never cry" e "How You Gonna See Me Now". Mesmo assim tenho estes e ha alguns anos comprei um The Best. É pura recordação!

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabel,
    como você deve ter visto, Alice Cooper, sempre estará no meu coração, estes quatro discos que ele lançou foram fundamentais e sensacionais, depois ele se perdeu, parece-me que está se encontrando novamente.
    Belo gosto musical que você tem, é ótimo receber comentários de quem aprecia uma boa música.
    Obrigado, apareça sempre.
    Beijos
    Robson

    ResponderExcluir
  3. A Capa original do álbum foi censurada nos E.U.A motivo este que fizeram as mais recentes edições
    aparecerem com capas tipo papel de embrulhar carne de açougue. (-_-)

    ResponderExcluir