quinta-feira, 9 de abril de 2009

LPs School's Out / Billion Dollar Babies - Alice Cooper




Estes dois albuns vieram na sequência de Killer, Alice Cooper estava com o nome se consolidando quando lançou School's Out que teve uma boa receptividade pelos contestadores de plantão da época, a música que dá titulo ao disco virou bordão dos estudantes universitários contrários a tudo. Musicalmente sente-se uma evolução com a inclusão do órgão hammond, efeitos sonoros a la Pink Floyd e coros, o rock continua vigoroso como antes, mas abre-se a outros ritmos como o blues, a música "Grand Finale" é um blues que causaria inveja a Eric Clapton, com direito a naipes de metais e tudo.


Com Billion Dollar Babies, Alice Cooper atinge o topo das paradas, reconhecido mundialmente e merecidamente, a música bem mais elaborada que os discos anteriores, mostra que a evolução continua aliando-se a criatividade, o vigor de antes diminue um pouco, a bateria continua impecável segurando tudo lá atrás e ditando o ritmo, o órgão cede espaço para o piano sem se esquecer das guitarras e sente-se que a voz de Alice está menos gultural o que se amolda perfeitamente com o som um pouquinho mais light, é deste disco "Elected" que junto a "School's out" se tornariam as músicas de maior sucesso da carreira de Alice. Este disco pode ser considerado a obra prima de Alice e com certeza pode figurar entre os grandes discos de rock de todos os tempos.

Vinha encartado no LP, uma nota enorme de "One Billion Dollar" que trazia no lugar da foto do presidente dos EUA uma foto da banda segurando um bebê com o rosto pintado a la Alice, esta nota gerou muita polêmica na época, mas é um belo encarte.


Anos de lançamento: 1972 / 1973
Ano de aquisição: 1973


Nota: Um garoto de 13 anos que compra um disco com o título de "Killer" e logo depois compra outro com o título de "School's out", convenhamos, estaria a um passo da rebeldia.
Ah, mas se não fosse D. Narly e seu Wilson com suas mãos de ferro, eu poderia ter me transformado no personagem tão bem descrito pelo Anárquico poeta Paulista, Roger na sua bela "Rebelde sem causa", mas era apenas rock nas veias, cada vez mais o interesse pelo rock aumentava. Apesar da admiração por Tia Alice, já sentia a necessidade de descobrir novos sons e novas bandas, e já na época começava a ler tudo que se tratava de rock, a evolução estava por vim, como veremos a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário