sábado, 11 de abril de 2009

LP Secos e Molhados - Secos e Molhados


Eles chegaram arrasando, causando polêmica por sua atitude ousada e performática, quebrando regras, subvertendo ordens e isso em plena ditadura militar, qual grupo teria coragem de lançar um primeiro disco com uma capa tão inusitada quanto provocativa, cabeças em bandejas servidas numa mesa para serem devoradas, um visual devastador, com muita maquiagem e roupas exóticas, associado a tudo isso uma música diferenciada da feita à época, Rock?; Jazz?; MPB? difícil de rotular a música dos Secos & Molhados tinha de tudo um pouco. Este disco foi um estrondoso sucesso, mais de um milhão de cópias vendidas, baseado em composições elaboradíssimas de um dos líderes da banda o João Ricardo que tiveram na voz em falsete de Ney Matogrosso sua mais perfeita tradução.

O disco começa com "Sangue Latino" do João Ricardo e Paulinho Mendonça, meio blue, meio folk e um violão arrasador com uma letra que mostrava a que veio o João, a segunda música "O Vira" novamente de João Ricardo desta vez em parceria com Luli, foi o grande sucesso dos S&M, quem não se lembra da apresentação performática de Ney com seus trejeitos avassaladores, um arraso, a música alegre e balançada ajudava e muito, toques da música portuguesa davam o diferencial. O sino a la Pink Floyd de "O Patrão nosso de cada dia" de João Ricardo que junto com a flauta compassava e acalmava os ânimos para logo depois voltar ao ritmo balançado. "Assim assado" abria com um toque de merengue para em seguida dar vez a uma guitarra distorcida pontuada por uma flauta, referência ao Guarda Belo, seria uma homenagem aos desenhos animados?, a música termina com a flauta e o toque de merengue. Outra grande música e grande sucesso até hoje foi "Rosa de Hiroshima" composição de Gerson Conrad sobre letra de Vinicius de Moraes (maravilhoso), a interpretação de Ney acompanhado de violão e flauta é emocionante, enfim, um disco para entrar na história da música popular brasileira, infelizmente ou felizmente os S&M com esta formação só duraram mais um disco que já não fez tanto sucesso quanto este, desavenças entre os integrantes do grupo determinaram seu fim, um dos pilares era Ney Matogrosso, não obstante o João Ricardo ser um compositor competentíssimo. Os S&M deixaram dois legados, o primeiro foi o retorno do rock nacional de qualidade ao megasucesso, o segundo foi o extraordinário e talentoso artista NEY MATOGROSSO.


Ano de lançamento: 1973

Ano de aquisição: 1973



Nota: Quem acompanha este blog sabe que comecei ouvindo e admirando Alice Cooper, só que para um garoto de classe média morador de uma cidade como Recife, isto há mais de trinta anos atrás, Alice Cooper era um artista muito distante, inatingível em quase todos os sentidos, eis que surge aqui no Brasil um grupo que se não tinha a mesma proposta musical, tinha uma estética visual parecida com Alice Cooper e eram tão performáticos quanto ele, portanto, muito mais palpáveis, mais próximos, mais fáceis de serem alcançados, tanto é que me lembro muito bem e é uma lembrança muito forte, quando fui aos treze anos assistir junto com meu pai, ao show dos S&M no Geraldão, ginásio de esportes daqui de Recife, foi a primeira vez que tive contato com uma multidão inimaginável, não sai da lembrança o esforço que fiz para não ser pisoteado e esmagado ao adentrar o setor de cadeiras do ginásio, a multidão estava enlouquecida, parecia que aquele seria o último show da terra. Me lembro bem da galera extasiada quando Ney e companhia entraram no palco, parecia até que o Brasil tinha ganho uma copa do mundo, só vi algo parecido muito tempo depois num show do Legião Urbana no Jockey Club do Rio de Janeiro, uma catarse total. Naquele show os S&M mostraram a que vieram e pude perceber que Ney Matogrosso era um artista e tanto, ganhou a platéia logo no início, aliás, como ele sempre fez e vem fazendo no decorrer da sua carreira.

Outra curiosidade, comprei este disco na minha cidade natal, Campina Grande/PB, o que creio eu, desmistifica um pouco o mito que sertanejo é preconceituoso e conservador, ou então, mostra que o sucesso deles foi realmente grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário