domingo, 21 de março de 2010

LP Help! - The Beatles


Se algum Extraterrestre (afinal, qualquer terráqueo conheceria o grupo) aportasse na Terra e desavisadamente pegasse um disco com este título, poderia logo imaginar que se tratava de algum grupo com linha melódica depressiva, com arranjos sombrios, soturnos e pesados, com letras que buscassem uma saída desesperada para a solução de seus problemas psiquícos existenciais e conseguissem dar um sentido a sua vida. Se este Alienígena fosse bem resolvido, ao escutar o disco, logo perceberia, se tratar de um conjunto das mais belas composições de alto astral e anti depressivas, eles poderiam estar gritando por ajuda por tudo, menos para curar depressão.

Trilha sonora do deliciosamente bobinho filme homônimo, onde o que menos importava era o roteiro, este servia apenas como gancho para o desfile das ótimas canções do disco, cada aparição deles cantando era motivo para delírio ensandecido das fãs. É neste disco e na música título que eles utilizam pela primeira vez instrumentos indianos como a sítara que mais adiante resultaria no polêmico ingresso na seita indiana. No resto são clássicos, clássicos e mais clássicos do começo ao fim, falar de qualquer disco dos Beatles, é como se diz "chover no molhado" são só elogios, muito já se falou deles, é impressionante como eles conseguiram uma conjunção perfeita no pop, músicas de uma qualidade que grudam na sua mente. Todo o lado A, são de canções do filme, difícil não citar uma delas como clássico eterno dos Beatles, "Help", "You've got to hide your love away", "You're going to lose that girl" e "Ticket to ride" são as melhores, encantam até hoje.

O lado B, com canções que não fizeram parte do filme, tem em "Yesterday" o carro chefe do disco, a música mais gravada por outros artistas da história, mais de 3000 gravações catalogadas, é realmente um primor musical, mesmo com tantas gravações, mesmo com repetições ad infinitum, que poderiam fazer dela uma daquelas músicas que ninguèm conseguiria mais ouvir, ao contrário, cada nova audição, difícil não cantar, não assobiar, não se emocionar, pérola musical que não envelhece, não se esgota. Com músicas menos conhecidas, percebe-se a qualidade sonora dos Fab Four, com seu estilo próprio e sua marca registrada, eles desfilam o mais puro pop, passeando pelo country "Act Naturally" até o rock "Dizzy Miss Lizzy" que é outro destaque, com seu andamento mais acelerado e pesado, nitidamente mais com a "cara" de John Lennon, o mais rocker dos quatro, a guitarra elétrica conduz tudo, muita gente nos tempos de hoje gostaria de fazer um rock assim.

Impossível não gostar dos Beatles, quem diz que não gosta, ou não gosta de música ou está apenas tirando onda, um dia vai gostar.

Ano de lançamento: 1965
Ano de aquisição: 1976

Nenhum comentário:

Postar um comentário