segunda-feira, 22 de março de 2010

LP e CD Bob Dylan's Greatest Hits - Bob Dylan



Com o lançamento de uma coletânea, fica-se a expectativa de que o melhor do artista seja disponibilizado, por isso que praticamente no mundo inteiro a denominação “greatest” é usada a exaustão, como se esta palavra determinasse a qualidade de cada artista, mas pode não ser bem assim, aliás, na maioria das vezes o tal “greatest” se resume no máximo a duas boas músicas, tornando-se a audição do restante do disco um martírio. Só que há artistas como Bob Dylan, que provam que a tal palavra “greatest” pode sim, representar o que de melhor um artista pode produzir, claro que ele não está só neste rol, mas é aí que verificamos que há realmente artistas diferenciados e Bob Dylan é um deles, este “Greatest Hits Vol. I” é a demonstração mais palpável disto. Dificilmente uma coletânea teve tantos clássicos como esta, e o que impressiona é a unidade existente no disco, uma amostra de que a produção inicial deste bardo revolucionário é mesmo de uma qualidade sem igual na história musical universal. O prazer que a audição de um disco como este lhe provoca é indescritível, mesmo que as letras tenham perdido um pouco de sua força, como no caso da extraordinária e sempre atual “Blowin´in the Wind” afinal o ímpeto juvenil revolucionário de quem escuta, foi substituído pela preocupação diária da vida.

Fica-se a dúvida se é fácil ou difícil escolher o repertório para uma coletânea de um artista como Bob Dylan, tal a profusão de músicas de qualidade produzida por ele, o certo é que esta coletânea expressa o que de melhor ele produziu, tornando-a fantástica, afinal o que dizer de um disco que contém músicas como a já citada “Blowin´ in the Wind”, “Lay Lady Lay”, “Like a Rolling Stone”, “Mr. Tambourine Man”, “Subterranean Homesick Blues” e “Just Like a Woman”, a não ser que é genial.

No lançamento do CD nenhuma novidade, a não ser a melhoria na qualidade tecnológica, projeto gráfico terrível, merecia um melhor cuidado.

Ano de lançamento: 1975
Ano de aquisição do LP: 1976
Ano de aquisição do CD: 11/96

Nenhum comentário:

Postar um comentário