terça-feira, 14 de julho de 2009
LP Pretzel Logic - Steely Dan
Terceiro disco do grupo americano de jazz fusion Steely Dan, centrado na dupla Walter Becker e Donald Fagen. O grupo ganhou popularidade nos anos 70, quando fez seis álbuns juntando elementos do jazz, rock, funk, R&B e pop. Inicialmente rock, sua canção absorveu complexas estruturas e harmonias com influências do jazz. O nome da banda se refere ao livro "Beat Naked Lunch" de William Burroughs.
Centrado na música folk, mas com pitadas de jazz, este disco em certos momentos lembra o "Crosby, Stills, Nash & Young", uma música bem ao estilo dos anos 70. O Steely Dan é uma ilha de bom gosto no mundo da música de consumo. Com um molho especial, calcado no melhor do Jazz.
"Pretzel Logic" também tem a única canção de um outro compositor, uma canção instrumental de Duke Ellington (mestre dos mestres do jazz), "East St Louis Toodle-oo" numa versão maravilhosa. "Monkey in your soul" que fecha o disco é um baladaço com toques da soul music de Wilson Picket com uma sessão de metais para não deixar ninguém parado.
O álbum também marca a primeira vez que Walter Becker faz algumas inserções de guitarras nas canções do Steely Dan.
Eles produziram uma dúzia de discos antológicos que deram a diretriz de quase tudo feito no gênero a partir dos anos 70. Para muitos fãs a banda atingiu a perfeição com este terceiro e clássico disco.
Ano de lançamento: 1974
Ano de aquisição: 1974
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou me iniciando em Steely Dan somente agora. Comecei por Aja. já conhecia um disco solo do Donald Fagen, mas junto com Walter Becker dá para ver que a qualidade é outra. Nesta viagem que fiz agora a São Paulo, comprei justamente o Pretzel Logic, que está na estante aguardando sua vez.
ResponderExcluirGrande abraço e parabéns pela análise precisa de A Festa da Menina Morta. Tive uma impressão muito parecida com a sua a respeito do filme, uma obra difícil porém necessária.
Valeu Luís, como sempre seu gosto musical é afinadíssimo.
ResponderExcluirAbraços